terça-feira, 11 de novembro de 2008

Aquarela

Os versos cantados de Aquarela Brasileira são a inspiração para uma vida de viagens, de amigos distantes, de família longe. Sair por ai, cantarolando a maravilha de cenário que é este país, tem um peso. Ainda mais quando você pára e pensa que já conhece uma boa parte dele. E o melhor, cada vez mais conhece pessoas que te fazem bem nessas andanças mundo afora.

Só em ter a família distante, cuja a saudade morre a cada vez que se liga uma câmera, que se escuta uma voz que mexe fundo no coração e se imagina aquela cena que se repetia a cada domingo: uma mãe na cama fazendo cafuné na cabeça do filho e ambos de olho no homem do dinheiro. Saudades de uma época que não havia carência.

Mas a melhor surpresa dessa aquela é conhecer pessoas que não vão reconstruir sensações do passado. Até porque são únicas. Porém, elas podem construir outras. Não melhores e nem maiores. Cada uma é única, independente da complexidade. E são pessoas espalhadas por este mundo de ai meu Deus. Porteira afora.

Sem mais nem menos, a gente encontra pessoas que te fazem sentir bem. Uma companhia para uma caminhada, um bom papo ao dividir um cachorro quente, uma troca de cafunés sem compromisso, uma mensagem dizendo que sente saudades, uma ligação espontânea para saber como você está. Isso vindo de todas as partes. Por isso essa maravilha de cenário. Não só pela beleza desse Brasil, mas pelas pessoas que nele habitam e que você teve a sorte de conhecer.

E o melhor de tudo é poder retribuir o que se ganha. Ainda mais quando se conquista uma nova amizade, mais uma pessoa para trocar carinhos e experiência. Troca sincera de sorrisos. Cumplicidade acima de tudo, independente se é no trabalho, em casa, na rua ou no shopping. Rever, conhecer, encontrar ....

Acabei me perdendo da idéia original, mas o bom é a licença poética para mudar. Ainda mais num mundo que rotaciona, translada e transmuta. Cada dia uma nova oportunidade. Cada minuto. O negócio é aprender a não perdê-la. Nem que venha uma careta para o seu lado. Há sempre o fator surpresa.

Surpresas cearenses, cariocas, paranaenses, gaúchas, potiguares, brasilienses, baianas, paulistas, capixabas, pernambucanas ...... brasileiras.

Um comentário:

Amanda disse...

Acredito que as surpresas dão um sabor especial a vida. Pode ser doce, salgado, amargo, com pimenta...