sexta-feira, 9 de julho de 2010

Nordestino e com orgulho

Nem sei muito bem porque resolvi escrever estas linhas. Não sei se vale entrar na onda. Acho que vai mais como desabafo por algo que li ontem. Uma matéria no UOL falando sobre preconceito na rede contra nordestinos no país. Ainda mais com base em uma grande tragédia que assola a região: as chuvas e os alagamentos em Alagoas e Pernambuco.

Na reportagem, um grupo de pessoas que vivem em São Paulo fala sobre o medo de uma invasão nordestina na cidade, de virarem mendigos etc. Não sei se todos são paulistanos. Mas acredito que se esquecem de suas origens básicas. São Paulo foi construída com a imigração e a migração que recebeu e recebe até hoje. A cidade é o maior centro urbano do país e um dos maiores do mundo, atraindo não apenas os nordestinos.

Fico cansado com essa ladainha de pessoas que preterem outras por conta de sua origem geográfica. Isso não diz nada sobre ninguém e nem nunca vai dizer. Que esquecem em um dos “caras” da década no mundo saiu de uma cidade no interior de Pernambuco e virou presidente da nação. Não me importa se gosta ou não de sua administração, mas é um bom exemplo para falar de onde alguém pode chegar. Fora outros exemplos.

O Nordeste não é apenas sinônimo de praias e seca, além de carnaval. Há tanta riqueza naquela região. Cultura, culinária, minérios, agricultura, pecuária, pessoas. Somos um único país com 26 unidades federativas e um distrito federal. Inúmeros climas e geografias.

Nem sei se consegui transmitir isso, mas me irrita o contato, mesmo com grande distanciamento de pessoas de mentes pequenas e que não enxergam dois dedos na frente dos olhos. São essas as pessoas que vão levar o país à frente? Preconceito dessa forma é crime. Estou cansado de ver e ouvir isso. Muito mais de sentir, pois, como nordestino e vivendo no Rio de Janeiro, já fui vítima. Não só em piadinhas e comentários, pois há como diferenciar o tom. Já fui vítima em seleção de emprego, em aluguel de apartamento etc. Fatos não faltam. O que falta é vergonha na cara para as pessoas.

Sinto-me orgulhoso de minha origem. Totalmente favorável à troca cultural dos povos. Fora xenofobia.

Nenhum comentário: