quarta-feira, 14 de julho de 2010

Culturais

Faz tempo que não resenho minha programação cultural aqui no blog. E bom que venho pensando em fazer resenha de viagens também, ainda mais depois das minhas últimas férias. Enfim, planos. Mas vamos ao que interessa.
-------------
Verdes campos irlandeses
Na última sexta-feira, tive o grato prazer de ir ao espetáculo teatral Pedra nos Bolsos, no Teatro Poeira, aqui no Rio de Janeiro. Em cartaz durante os meses de julho e agosto, a peça conta a história de uma pacata cidade no interior da Irlanda que serve de cenário para uma grande produção hollywoodiana. Os fatos narrados, com base no texto de Marie Jones, mostram o impacto no dia a dia da pequena vila, onde quase todos os seus habitantes são parentes.

No palco, show de interpretação de Luiz Furlanetto e Paulo Trajano, dirigidos por David Herman. Eles interpretam cerca de 15 personagens, mas passam a maior parte do tempo como os figurantes Charlie e Jake, que tentam ganhar a féria do dia em meio ao cotidiano da vila, que não se altera (muito). Isso até o clímax, quando surge a justificativa para o nome Pedras nos Bolsos.

A trama vai evoluindo de forma compassada, com picos de emoção graças ao jogo de luzes e uma bela trilha sonora, além dos próprios atores. O cenário simples, mas tão bem aplicado do próprio diretor, nos leva aos campos irlandeses. Todo esse clima ajuda a compor e mudar os personagens, pois não há troca de roupa no palco. Muda-se tom de voz, postura, feições. Os recursos da ótima iluminação de Wilson Reiz ajudam a marcar o momento de trocar. Há diálogos protagonizados pelos atores e seus próprios personagens. E não fica com cara de monólogo. Há um “outro” em cena.

Para quem possui mais curiosidade sobre a peça, ela foi escrita por uma britânica tentando criticar o universo do grande cinema, que esquece a arte pelas gordas cifras financeiras. Pedra nos Bolsos já foi encenada na Broadway, com ótimas críticas. Aqui no Brasil, não está sendo diferente. A montagem do David é de encher os olhos e não deixa nada a desejar.

Serviço
PEDRAS NOS BOLSOS - Comédia
Temporada: de 02 de julho a 29 de agosto
Local: Teatro Poeira - Rua São João Batista, 104 - Botafogo – Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2537.8053
Horário: sexta e sábado às 21 horas/domingo às 19 h
Preço: sexta R$ 30,00/Sab. e dom. R$40,00
Lotação: 180 pessoas
Duração: 80 minutos
Classificação etária: 12 anos
Horário da bilheteria: de terça a sábado de 15h às 21 h e domingo de 15h às 19h

-------------
Mais que bem amado
Ainda dando continuidade à programação cultural, que havia ficado de lado tanto no blog como em minha vida, ontem pude conferir a pré-estreia de O Bem Amado, de Guel Arraes. Um dos filmes brasileiros mais esperados do ano traz a história da eleição de Odorico Paraguaçu ao posto de prefeito da cidade de Sucupira, no litoral nordestino. Com o roteiro baseado no texto de Dias Gomes e que imortalizou Paulo Gracindo na produção televisiva, Guel chamou um elenco de peso para levar mais um sucesso para as telonas.

Com uma interpretação magnífica, Marco Nanini dá vida a Odorico, que se elege com promessas de construção do primeiro cemitério da cidade, mas Sucupira é tão pacata que falta morto. Denúncias de corrupção n a construção do novo lar dos mortos e o desespero de Odorico para enterrar o primeiro morto da cidade dão vida à trama. As perseguições políticas a Odorico dão o time certo para as piadas, além de criar os melhores discursos na melhor aplicação do estilo “estrogonoficamente sensível”. Antes da telona, Nanini deu vida a Odorico no teatro, o que lhe valeu para a criação de novos trejeitos, afastando-o do imortal Odorico de Gracindo.

A trama conta com um desfile de nomes e suas grandes interpretações, com destaque para o novo trio das Irmãs Cajazeiras, formado por Zezé Polessa, Andréa Beltrão e Drica Moraes. Quem também não deixa nada a desejar é Mateus Nachtergaele, dando vida a Dirceu Borboleta, empregado exemplar da prefeitura de Sucupira. José Wilker como Zeca Diabo é outro show de interpretação, mostrando todo o talento de meu conterrâneo.


Odorico e as Cajazeiras

Mas como nem tudo são flores, há a presença de Tonico Pereira como Vladmir, dono do jornal A Trombeta e maior inimigo político de Odorico, responsável por todas as denúncias na sociedade sucupirense. Nada contra o ator, que tem seus méritos, mas me cansa vê-lo em cena. Em minha modesta opinião, ele sempre constrói seus personagens da mesma forma, seja na tevê, cinema ou teatro. Não há grandes diferenças entre Vladmir e Mendonça, de A Grande Família. Exceto pela própria história de seus personagens.

A produção de O Bem Amado conta com Paula Lavigne a frente de tudo. Tanto que a trilha sonora foi toda produzida por Caetano Veloso, seu ex-marido, mas eterno parceiro de trabalho. Novas músicas e novos arranjos dão uma graça e um ritmo para a boa edição da trama. A vontade é de sair direto do cinema para comprar o CD e ficar ouvindo o jingle da candidatura de Odorico, que conta com as vozes de Thalma de Freitas e Nina Becker, musas da Orquestra Imperial.

Nenhum comentário: