quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Tempo

Todos os dias quando acordo
Não tenho mais
O tempo que passou
Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo...
Tempo Perdido – Legião Urbana

Há pouco, pensando sobre o tempo, veio uma ideia de escrever. Mas, ao mesmo tempo, me veio a cabeça que eu já tinha escrito algo sobre o mesmo. Busquei no que já publiquei e nada achei. Está claro em minha mente que já redigi palavras sobre aquilo que mais buscamos (lembrei até do Pedro Bial na abertura do BBB 10). Utilizei a mesma foto que inseri ai do lado, a do quadro do Salvador Dali (A persistência da memória).

E enquanto fui buscando informações e trechos de música com a palavra Tempo, não é que ele passou e já mudou todo um raciocínio que tentaria falar sobre a falta de tempo. Mas, com um tempinho sobrando para algo mais idealizado, as idéias mudam, assim como os cabelos, a voz, os amores, os desamores ... O tempo passa. Ainda mais depois dos 25 anos. Ele simplesmente corre.

A tua piscina tá cheia de ratos
Tuas idéias não correspondem aos fatos
O tempo não pára
O tempo não para – Cazuza

Resolvi ventilar o texto com trechos, não sei se tão bem casados, de tentativas de retratar o tempo, independente do sentido que ele tenha. Mas que seja uma reflexão para que tenhamos sempre tempo. Tempo para trabalhar, para amar, para brincar, para viver. Não importa se é por alguns segundos ou por vários dias. Tenhamos tempo para nós mesmos, seja em grupo, seja largado no sofá de casa.

A questão do tempo é tão interessante, que levei horas para chegar até este ponto. Trabalho, telefonemas, café, músicas. Tudo em um dia mais que produtivo. Dia com tempo para um pouco de tudo e um pouco de nada.

Tempo, tempo, tempo mano velho
Tempo, tempo, tempo mano velho
Vai, vai, vai, vai, vai, vai
Sobre o Tempo – Pato Fu

Agora, início de noite, olhei pela janela do trabalho e vi a mudança do tempo. Não tempo cronometrado, mas tempo meteorológico. O Rio 40º de Janeiro está um formo. É andar pela cidade e ser cozinhado ao mesmo tempo. Há os que se arriscam e ficam um tempo maior na exposição da figura ao sol e ao calor e adquirem o tom tostado, ops, dourado do verão. O problema é ficar tempo demais e virar um camarão, mas diferente do filme Distrito 9 (já postado aqui).

Voltando e sem querer tomar mais do seu precioso tempo, o céu mudou de cor. Saiu de um azul forte para um cinza chumbo e púrpura. Sinal de temporal no horizonte, que vem deslizando, com e sem pressa sobre as montanhas que compõem a paisagem carioca, e iluminando o início da noite. É um corram antes de cair o mundo em água. O negócio é o tempo de chegar em casa.

Espero que o tempo voe
Para que você retorne
Pra que eu possa te abraçar
E te beijar
De novo
N – Nando Reis

Mas o melhor é arranjar tempo para fazer o que gosta. Boa companhia. Bom vinho. Boa música. Bom beijo. Se bem que é melhor beijo bom. Ou vou além. O melhor é beijar. Então, arranje tempo para tal. Aun más se me lo ha dicho el viento (eres para mi), lo oigo todo el tiempo (eres para mi).

E por hoje é só, que quero aproveitar mais meu tempo.

Calma!
Tudo está em calma
Deixe que o beijo dure
Deixe que o tempo cure
Deixe que a alma
Tenha a mesma idade
Que a idade do céu...
A Idade do céu – Moska e Jorge Drexler

Nenhum comentário: